Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Comitê debate melhoria no sistema judicial

 Ações para melhoria da entrega da prestação jurisdicional à população foi um dos assuntos que pautou a reunião o Comitê Multi-institucional do Sistema Judicial de Mato Grosso, na manhã desta segunda-feira (14 de julho), na sede do Tribunal Regional do Trabalho. O encontro é mensal e reuniu representantes do TJMT, TRT, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB e Procuradoria-Geral do Estado. Na oportunidade foram discutidos ainda assuntos como fechamento das atividades neste ano e calendário de reuniões para 2015.
 
Um dos principais assuntos debatidos foi a ampliação da mediação no sistema jurisdicional. Desembargador Márcio Vida, coordenador do Comitê e entusiasta com a ideia, ressaltou durante a reunião que a mediação e a conciliação são as melhores formas de resolver os conflitos. “Somente as causas mais complexas deveriam ir de fato à Justiça. Os estudantes de direito têm que estudar estes assuntos ainda na faculdade, mas para isso deve haver mudanças nas grades curriculares. As grades de vários séculos atrás não resolvem problemas do futuro”, explica.
 
Outro ponto abordado na reunião foi a necessidade de construir um livro de ações (planejamento estratégico) de sustentabilidade do sistema jurisdicional de Mato Grosso, que guiará o Comitê pelos próximos anos. “Nós estamos apaixonados pelo assunto, mas a fase de namoro já passou. Se queremos nos casar, é necessário planejar. Precisamos saber aonde queremos chegar e o que devemos fazer para alcançar todas as metas”, ressalta.
 
A vice-presidente do TRT-23ª Região, desembargadora Beatriz Bertholdo, complementa afirmando que o Planejamento Estratégico é uma exigência da modernidade e demonstra a maturidade do grupo.
 
Keila Maressa
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394