Escola dos Servidores - Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso

Notícias

A- A+

Comitê Multi-Institucional de MT fará parte da Rede Nacional do CNJ

 
O Comitê Multi-Institucional de Mato Grosso fará parte da Rede Nacional de Cooperação do Judiciária instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Criado em abril de 2011, o Comitê é formado por instituições e entidades do sistema judicial do Estado e tem como objetivo desenhar um novo modelo de estrutura que prevê a integração entre as organizações para melhorar as condições dos serviços prestados à sociedade. Na próxima segunda-feira (23 de abril), representantes do Comitê se reúnem para fazer um balanço das ações realizadas no primeiro ano de atuação e discutir os novos passos a serem dados ao longo de 2012.
 
A Rede Nacional é formada por Comitês Executivos Estaduais que têm como função, além da gestão da Rede, no âmbito do respectivo Estado, elaborar estudos, apresentar propostas, acompanhar atividades, propor convênios, organizar reuniões e seminários relativos ao tema da cooperação judiciária. Cada Estado escolheu os magistrados nomeados pela portaria nº 40 de 10 de abril da presidência do CNJ. Em Mato Grosso foram nomeados o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Lídio Modesto da Silva Filho, juiz José Hortêncio Ribeiro Júnior do Tribunal Regional do Trabalho e juiz Paulo Cezar Alves Sodré do Tribunal Regional Federal.
 
            “A criação da Rede Nacional pelo CNJ nos mostra que estamos no caminho certo ao instituirmos no ano passado o Comitê Multi-Istitucional, que é um dos cinco projetos que compõem um outro maior denominado Projeto de Integração do Sistema Judicial”, afirma o corregedor-geral da Justiça, desembargador Márcio Vidal, idealizador da iniciativa no Estado. A Rede Nacional consta da meta 4 do CNJ para 2012.
 
Na primeira etapa de trabalho, os integrantes do Comitê realizaram diagnósticos nas respectivas instituições por meio de aplicação de questionários onde foram levantados dados sobre as condições das estruturas organizacionais. De posse dessas informações, a idéia é elaborar estratégias para solucionar os problemas de maneira conjunta e sistêmica.
 
O Comitê também trabalhou na ramificação das atividades e já criou rês subcomitês nos Pólos Judiciais de Cuiabá, Diamantino e Rondonópolis visando a aproximação com os representantes regionais das instituições e entidades parceiras.
 
A partir de agora, o Comitê vai focar na efetividade das ações estabelecidas pelas instituições parceiras por meio do Pacto de Ações Integradas assinado em agosto de 2011. Entre as ações estão a estruturação de um núcleo de estatística e gestão estratégica, criação do comitê de gestão estratégica e implantação de metodologia de gestão de pessoas por competência.
 
O Comitê é formado pelas seguintes instituições e entidades: Poder Judiciário de Mato Grosso, Ministério Público de Mato Grosso, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso, Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Defensoria Pública de Mato Grosso, Procuradoria Geral de Mato Grosso, Associação Mato-grossense de Magistrados e Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso.
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tj.mt.gov.br
(65) 3617-3571